Semana de Integração e Acolhimento do Instituto NUPEM/UFRJ - 2020/1

Integração, aprendizagem, assistência estudantil e conscientização ambiental marcaram a programação especial do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade para a recepção dos novos alunos. Confira!

índice

Na última segunda-feira, 09 de março, os novos estudantes do Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura – do Instituto NUPEM/UFRJ do primeiro semestre de 2020  foram recepcionados pelo Corpo Social da instituição com uma programação específica voltada para a apresentação da universidade e dos cursos de graduação e pós-graduação.   Esta é a primeira série de reportagens sobre esta semana que marcou a vida de nosso corpo social.

Neste evento, técnicos-administrativos, docentes, coordenadores dos programas de pós-graduação e membros da Direção do NUPEM/UFRJ deram as boas-vindas e foram apresentados aos novos alunos, discorrendo sobre as atividades desenvolvidas no NUPEM/UFRJ e detalhando os aspectos importantes para a vida acadêmica e profissional dos calouros.

O diretor do Instituto, Professor Rodrigo Nunes da Fonseca, agradeceu a presença de todos e parabenizou os estudantes pelo seu ingresso em uma instituição que conta com um corpo docente e técnico administrativo altamente qualificado, desejando sucesso nesta nova etapa da trajetória acadêmica e reforçando a necessidade de participação dos alunos nas atividades que fazem parte da semana de acolhimento.

rodrigo

A professora doutora Tatiana Konno, Coordenadora do Bacharelado em Ciências Biológicas, e a professora doutora Laura Weber, Coordenadora da Licenciatura, igualmente deram as boas-vindas aos novos alunos e abordaram a atuação do NUPEM/UFRJ, destacando aspectos que consideram importantes para a adaptação dos estudantes à vida universitária, como a autonomia e a capacidade de lidar com a diversidade. Os docentes discorreram brevemente sobre os sistemas acadêmicos e as exigências dos cursos de graduação – Bacharelado e Licenciatura – suas diferenças e conexões, esclarecendo dúvidas quanto à área de formação e de atuação do profissional de biologia.

Os docentes do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade ali reunidos se apresentaram ao público presente e discorreram brevemente sobre sua área de atuação e seus projetos, permitindo aos estudantes terem um primeiro contato com os profissionais que nortearão a sua vida acadêmica.

No final do primeiro dia do evento, os alunos ingressantes no curso de Ciências Biológicas participaram de um lanche coletivo promovido por docentes e alunos veteranos.

Os aspectos subjetivos que envolvem a chegada dos novos alunos não foram ignorados. Visando facilitar a adaptação dos novos alunos e de seus familiares à nova realidade, no final do primeiro dia do evento, os alunos ingressantes no curso de Ciências Biológicas e seus acompanhantes participaram de um lanche coletivo promovido por docentes e alunos veteranos. O momento de confraternização teve por objetivo unir novos alunos, seus familiares e membros do NUPEM/UFRJ a fim de promover a integração, instruí-los sobre os procedimentos de adaptação, discorrer  sobre os serviços e ações acadêmicas à disposição do segmento estudantil, e, assim, estabelecer vínculos como os novos participantes da família NUPEM/UFRJ.

professores