Equipamentos melhoram as condições de pesquisa e preservam o patrimônio público no NUPEM/UFRJ

Direção do Instituto realizou a compra de equipamentos para desumidificação que proporcionam menores custos com manutenção e troca de peças em microscópios utilizados em pesquisas.

deseumidifcador1

A Unidade Integrada de Imagem (Equipamentos de Microscopia Óptica) e a Unidade Integrada de  Microscopia Eletrônica (Microscópio Eletrônico de Varredura) funcionam como unidades multiusuário permitindo o acesso de alunos, professores e técnicos administrativos de todos os laboratórios do Instituto NUPEM/UFRJ a equipamentos de altíssima qualidade e fundamentais na produção científica.

O microscópio eletrônico de varredura (EVO MA10) da instituição , por exemplo, é o único deste tipo na região Norte Fluminense. Esse equipamento possui aplicações na área automotiva, limpeza de fabricação, recursos naturais, ciência de materiais, forense, botânica, zoologia e microbiologia e é capaz de atingir uma resolução de até 3nm a 30 Kv. Assim, a preservação desse patrimônio é de enorme importância para a instituição.

Em dias chuvosos, a umidade relativa do ar se eleva bastante. Além disso, por estar localizado próximo ao mar, o Nupem se encontra bastante exposto à ação da maresia. Ambos os fatores são extremamente prejudiciais para componentes eletrônicos e sistemas ópticos. O microscópio eletrônico de varredura, por exemplo,  possui componentes eletrônicos extremamente sensíveis e é de suma importância que seja mantido sob umidade relativa do ar inferior a 65 %.

desumidificador7

Com relação aos microscópios ópticos, um dos maiores problemas da umidade elevada é o aparecimento de fungos que danificam as lentes. Nesse sentido, o desumidificador é essencial, pois nos permite manter um controle da umidade relativa do ambiente independente de qualquer variação externa. Isso nos proporciona menores custos com manutenção e troca de peças, além de aumentar a vida útil do equipamento como um todo.

desumidificador6

Agende o uso dos equipamentos das Unidades Multiusuário aqui.

Redação: Aline Karl